Mamãe Coruja. Você sabe a origem da expressão e o seu significado?

Ela está na boca do povo há muitos anos, mas muitas pessoas não sabem de onde vem e qual é o significado real desta expressão que usamos todos os dias.

Mamãe Coruja. Você sabe a origem da expressão e o seu significado?

A origem da expressão Mamãe Coruja vem de uma fábula do autor francês La Fontaine A Coruja e a Águia, que também foi reescrita por Monteiro Lobato. Nela, a coruja e a águia depois de selar um trato de paz, fizeram também um acordo de que uma não comeria o filho da outra, ao fazer a descrição dos seus filhos, a coruja estufou o peito e cheia de orgulho os descreveu como as criaturas mais lindas da floresta e também as mais inteligentes. Quando a águia saiu para caçar, encontrou um ninho com umas criaturinhas pequeninas e feias, sem penas e que não conseguiam nem sequer abrir os olhos, logo as devorou, quando a coruja viu o que tinha acontecido, foi conversar com a águia, que se desculpou dizendo que as características que ela descreveu eram totalmente diferente da realidade.

A moral da história é bem como o ditado “Quem ama o feio, bonito lhe parece”. Ao longo dos anos, essa fábula foi meio que esquecida, e essa expressão vem sendo usada para descrever somente aquelas mães zelosas, que fazem de tudo por seus filhos.

Eu, como mãe, tento por um lado, não me esquecer da fábula, em que os filhos acabam por pagar o pato pela cegueira amorosa da mãe, tento não fechar os olhos para as falhas e dificuldades de minhas filhas, sabendo que somente assim poderei ajudá-las a se distanciarem dos perigos do mundo. Por outro lado, sou mãe, sou apaixonada, e tenho aquela conhecida sensação de que minhas filhas são as mais lindas da existência do mundo, que elas podem voar se abrir os braços e que conseguirão tudo o que quiserem se quiserem e na hora que quiserem, depois me recomponho e rio comigo mesma com essa inquietante duplicidade, porque Coruja, É a Mãe!

 

Photo credit: Thiago Pessato on Visual hunt / CC BY-SA

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
mamãe coruja

Enviando Comentário Fechar :/

Posts Relacionados