Encarando o primeiro dia de aula

Começar a escola envolve uma grande mudança para seu filho e sua família. Pode ser um momento de grande excitação, mas também um momento de potencial desafio e estresse.

Encarando o primeiro dia de aula

 

As famílias desempenham um papel importante no apoio às crianças para gerir a adaptação para a escola. As crianças que fazem um início positivo são mais propensas a:

Sentir-se confortável, relaxado e valorizado.

Sentir-se animado e motivado para aprender.

Ter bons relacionamentos com os outros.

Começar a escola não é apenas sobre o primeiro dia. É um processo que se inicia quando as famílias começam a se preparar no ano anterior, e continua com as crianças experimentando seus primeiros dias, semanas e meses de escola. Para algumas crianças a mudança traz emoção sobre fazer amigos e aprender coisas novas, enquanto que para outras a mudança pode deixá-las nervosas e oprimidas. As crianças que são saudáveis psicologicamente ​​são melhores alunas, têm relacionamentos mais fortes e são mais capazes de enfrentar os desafios da vida.

Gerenciando a mudança:

Há muitas maneiras que você pode planejar e se preparar para as mudanças à frente. Cada família terá diferentes idéias de preparação e estratégias, por isso é melhor fazer um plano que se adapte a sua própria família. A seguir, uma série de dicas e idéias úteis de educadores, professores e pais da primeira infância.

Nos meses que antecedem a escola

Prepare-se para a nova rotina do dia escolar

Há muitas coisas que a família pode fazer antes da escola começar para facilitar a adaptação das crianças. Praticar mudanças em sua rotina diária ajudará a construir o sentimento de segurança de sua criança e reduzirá o estresse de ir à escola. Pratique a rotina do dia escolar. Isso pode incluir a rotina matinal de se levantar cedo, colocar o uniforme do seu filho e arrumar sua mochila escolar. Configurar uma rotina regular para dormir permitirá que seu filho acorde bem disposto e pronto para o dia.

Pratique rotinas de horário de lanche na escola, por exemplo, você pode fazer um piquenique e fingir no quintal ou parque que está na escola. Ajude o seu filho a praticar a retirada da lancheira de sua mochila escolar e ajude-o a abri-la sozinho. Você também pode ajudar o seu filho a escolher o que comer para o tempo de recreio e hora do almoço. Pense em maneiras de tornar mais fácil para seu filho gerenciar seus alimentos. Crie uma lista das coisas que precisam ser feitas à noite e de manhã antes de sair para a escola.

Verifique a possibilidade de que seu filho possa brincar com outras crianças que estarão começando na mesma escola. Ver rostos familiares ajudará seu filho a se sentir confiante e mais relaxado em seu primeiro dia e durante as primeiras semanas de aula. 

A noite anterior

Tenha o uniforme do seu filho arrumado para que esteja pronto para ser colocado sem pressa no dia seguinte. Se não houver uniforme, ajude seu filho a escolher quais roupas usarão.

Ajude seu filho a arrumar sua mochila para que ela esteja pronta para o grande dia.

Manter as rotinas familiares o máximo possível. Tente ter uma noite calma e permitir mais tempo antes de se deitar para ver se ele está se sentindo animado ou nervoso e dialogue com ele sobre isso. 

O primeiro dia

Separar um tempo extra na parte da manhã para ficar com seu filho. Fale positivamente sobre o dia no caminho para a escola e assegure sua criança que você estará esperando na hora da saída. Gerencie sua própria ansiedade. Tenha um lanche pronto no final do dia para ajudar seu filho a se re-energizar.

Lembre-se de que seu filho pode estar exausto quando chegar em casa. Dê-lhe algum tempo de inatividade e tente não sobrecarregá-lo com muitas perguntas sobre o dia. Comemore o primeiro dia de escola porque é um marco enorme a conseguir. Você pode organizar uma atividade especial no fim da semana para comemorar a primeira de muitas que virão e fazê-lo sentir-se animado e encorajado para prosseguir.

Para finalizar, tenha paciência, pois cada criança reage de forma diferente, tudo o que é preciso é uma porção redobrada de compreensão e carinho!

 

 

 

Designed by Freepik

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter


Enviando Comentário Fechar :/

Posts Relacionados