Como ajudar seu filho a adquirir a paciência

Com tantos estímulos imediatos as crianças estão cada dia mais impacientes. Veja como ajudá-los a desenvolver essa virtude.

Como ajudar seu filho a adquirir a paciência

Pratique a espera

Durante o desenvolvimento do caráter, uma das coisas que normalmente não prestamos atenção, é em desenvolver a paciencia em nossos filhos, pensamos sobre ser cordial, ser generoso, não ser desobediente e agressivo etc. Mas esquecemos a importancia de ensiná-lo a ser paciente, uma habilidade que pode influenciar em todas essas outras coisas que temos como importante.

Vi várias vezes nas minhas filhas, traços da mudança que a tecnologia trouxe as vidas das novas crianças, elas não gostavam de esperar o comercial, no intervalo dos desenhos, ficavam desesperadas quando eu dizia que era pra esperar, me olhando como se o mundo tivesse acabado, então notei que precisava ajudá-las.

Uma criança que cresce sem conseguir lidar com a espera, com certeza será um adulto imediatista que não consegue passar pelas etapas da vida com calma e segurança. 

A boa notícia é que paciência se aprende, mas é preciso começar cedo. Segue aqui algumas dicas práticas de como ajudar seu filho a adquiri-la

Use aquele timer que você usa na sua cozinha, senão tiver, use o celular mesmo, toda vez que eles pedirem algo, ajuste o timer em 1 minuto, diga que irá quando o timer tocar, quando elas quiserem saber quando o jantar estará pronto, peça pra que definam o cronômetro para 5 minutos de tempo de reprodução. Dessa forma, para as crianças que não entendem o que é um minuto ou cinco minutos, elas de repente começam a entender o conceito de tempo e sabem o que podem e o que não podem suportar.

Outra maneira de praticar a paciência é jogar jogos de tabuleiro juntos, porque você tem que se revezar e tem que esperar uns aos outros. Recompense a paciência ao fim do jogo.

Se estou com minhas filhas no supermercado e elas estão se comportando muito bem, eu gosto de dar uma recompensa depois, que normalmente envolve atividades que elas gostam de fazer, como brincar no parque ou fazer algo que elas querem muito em casa mesmo.

A distração é a chave para a paciência, se você está na fila ou esperando em um restaurante, claro que seria fácil dar o celular para o seu filho assistir algo, porém tente não fazer isso, jogue com eles algum jogo como ( Pedra papel tesoura, jogos de mimica) Assim você estará ensinando as crianças que, em vez de ficar frustrado, há uma oportunidade de se divertir enquanto espera.

Dicas para ensinar a noção de tempo

Calendário

Faça com ele o calendário do ano, e de cada mês. Todos os dias ele fará a marcação do dia, da forma que ele quiser, pintando, colando adesivos, demarque em cada mês o aniversários da família, para que ele tenha noção sobre as diferentes datas do ano.

Fazer uma horta 

Outra coisa muito legal é plantar algo junto com seu filho, ele irá aprender a desenvolver a paciência ao acompanhar o crescimento da planta, mostre ao seu filho as diferentes etapas, como a formação de raízes, o aparecimento do broto, das folhas, o crescimento. Envolva-o nos cuidados com a planta, regar, deixar ao sol, retirar as ervas daninhas. 

Registre a rotina da criança

Aproveite o quadro de incentivo de seu filho, monte-o em ordem cronológica ao longo do dia, a criança começa a entender que os acontecimentos têm certa frequência e duração. Você pode também fotografá-lo nos principais momentos do dia: acordando, escovando os dentes, tomando café da manhã, almoçando, depois é só imprimir as fotos e pedir para que ele coloque as na ordem de sua rotina. Ele irá adquirir a noção do que vem antes e depois, assim como assimilar a rotina diária. 

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
paciência ansiedade impaciência

Enviando Comentário Fechar :/

Posts Relacionados