Amamentação: Como ter uma preparação eficaz das mamas

Dizem que todas as mulheres foram feitas para amamentar, isso pode muito bem ser verdade, porém, se o preparo necessário não for levado a sério, será um fato que vocês irão duvidar dessa afirmação. Portanto sigam as dicas e terão melhores chances de uma amamentação tranquila.

Amamentação: Como ter uma preparação eficaz das mamas

A partir do quarto mês de gestação, durante o banho, massagear as mamas, em forma de ordenha, delicadamente, por 5 vezes, segurando um dos seios com as duas mãos, uma em cada lado, e fazer pressão até o mamilo, repetindo depois com uma mão em cima e outra embaixo. Esse processo deverá se estender até o parto.

Tomar sol nos mamilos por 15 minutos, todos os dias, lembrando de se proteger, tomando sol da manhã (até as 10h) ou do fim da tarde ( após as 16h ) e usar um bloqueador solar no resto do corpo. Caso não possua espaço ensolarado e privado em sua casa, também pode ser feito o banho de luz de 15 minutos,  com uma lâmpada incandescente de 40w, aproximando-a  a 20 cm do mamilo, lembrando que também precisará passar o bloqueador solar no resto do corpo que ficará exposto à luz.

Outra prática incentivada por alguns médicos é usar uma camiseta sem sutiã por algumas horas todos os dias, depois de um tempo, o pequeno atrito nos mamilos ao roçar na camiseta, fará com que o mamilo fique mais resistente, uma outra versão é esfregar os mamilos com uma toalha antes do banho.

Não passar creme hidratante nos mamilos, essa prática fará com que ele se torne o oposto do que é preciso, ficará com a pele fina e suscetível a rachaduras.

Mamilos invertidos

Se o seu mamilo for invertido, ou seja, virados para dentro, eles devem ser estimulados durante a gravidez, para que fiquem virados para fora. Para estimular, você deve fazer uma massagem, rodando os mamilos, e puxando levemente para fora.

Outras opções são os corretores de mamilos, como o Niplette Corretor de Mamilos Invertidos, da Avent, ou as conchas de base rígida para preparação do mamilo que podem ser compradas em farmácias ou supermercados.

A pega do bebê é a grande responsável por eventuais rachaduras, portanto após o parto é importantíssimo que continue tomando o sol nos mamilos, após as mamadas passar um pouco do próprio leite sobre eles também tem efeito cicatrizante, e por fim, caso seja necessário existem várias pomadas cicatrizantes próprias para isso, seu médico poderá indicar uma de confiança.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
preparo mamas bicos rachados mamilos rachados

Enviando Comentário Fechar :/

Posts Relacionados